Por que as leituras de um medidor não batem com a fatura de energia?

Entenda as principais causas para o desajuste nas leitura

Existem várias causas possíveis para que as leituras de um medidor fiquem fora da margem admissível de erro de 5% para mais ou para menos em relação à fatura. Antes de listarmos as causas mais frequentes, é importante saber que todos os medidores passam por pelo menos um relatório de calibração no seu período de comissionamento.

As principais causas para o desajuste nas leituras são:

  1. Intervenção física no medidor da distribuidora e seus periféricos: um colaborador, prestador de serviço ou mesmo técnicos da distribuidora podem ter executado serviços que interferiram na medição.
    Exemplo: Técnicos da distribuidora fizeram a troca/manutenção do medidor principal, transformadores de corrente ou transformadores de tensão;

    Em geral essas intervenções alteram os três principais fatores que formam a constante de multiplicação que é usada para converter pulsos em Wh. São três fatores físicos:
    RTP: relação do transformador de potencial;
    RTC: relação do transformador de corrente;
    Ke: constante eletrônica, e sempre está identificada na placa do medidor. 

  2. Intervenção física no gateway da CUBi e seus periféricos: um colaborador, prestador de serviço ou mesmo técnicos da distribuidora podem ter executado serviços que interferiram na estrutura do gateway e sensores. 
    Exemplo 1: Colaboradores fizeram manutenção na cabine primária e precisaram usar a tomada que o gateway da CUBi estava energizado, ao finalizar o serviço não re-energizaram.
    Exemplo 2: Prestadores de serviço foram executar um serviço na cabine primária, esbarraram no cabo ótico que ficou avariado.

  3. Conexão instável: Pode ser que a torre que provê o sinal de rede de celular par ao gateway se conectar entrou em manutenção ou foi desativada pela operadora. Na maioria das vezes, nossos chips são multioperadora, mas caso o chip não encontre uma outra conexão por perto, os dados começarão a se acumular na memória do medidor até que o chip seja trocado por alguma operadora que tenha área de cobertura na região.

Não encontrou o que procurava?

Volte para a página inicial e procure pela palavra chave ou entre em contato conosco pelo suporte@cubienergia.com!