Como funciona a verificação em 2 etapas da Energisa?

Algumas distribuidoras de energia, como a Energisa, adotaram o método de verificação em duas etapas, exigindo um código enviado por e-mail após o login. O acesso da Energisa consiste em informar o CPF ou CNPJ da Unidade Consumidora e selecionar um e-mail para receber o código de acesso. 

Para que a CUBi realize a coleta das faturas dessas UCs, é necessário que o usuário siga um passo a passo para garantir o funcionamento da coleta automatizada:

a) Método Tradicional:

  1. Cadastro do e-mail CUBi na Energisa: Vocês devem cadastrar o e-mail da CUBi no portal da Energisa. O e-mail é fornecido pelo seu analista comercial ou pelo suporte da CUBi
  2. Confirmação do cadastro na Energisa: Acesse o site da Energisa (https://servicos.energisa.com.br/login), forneça o CPF/CNPJ da unidade e confirme se o e-mail da CUBi está presente na listagem de contatos. 
    A informação deve constar nesta listagem abaixo:

    Caso não esteja, é necessário retornar para a Energisa e solicitar que cadastrem novamente.

  3. Cadastro da coleta automatizada no KiP (plataforma CUBi): Após finalizado e validado o cadastro do e-mail da CUBi na Energisa, é possível realizar o cadastro da UC na plataforma da CUBi para ativar o robô de coleta.

    a. No campo de E-mail, adicione o e-mail informado pela CUBi.

  4. Pronto! Cadastro finalizado.

b) Método Alternativo:

Caso não consiga cadastrar o e-mail da CUBi no portal da Energisa, temos um método alternativo que é baseado no cadastro de redirecionamento de e-mail. Segue o passo a passo:

O exemplo abaixo é utilizando e-mails com domínio do Outlook. Para outros domínios, algumas etapas podem variar, mas a lógica e os e-mails de encaminhamento permanecem os mesmos.

  1. Utilize algum e-mail já cadastrado na Energisa e que você possua acesso, como faturas@empresa.com.br
  2. Acesse as Configurações deste e-mail. Feito isto, selecione a opção "E-mail", 
  3. Logo em seguida "Regras" e depois "Criar nova regra". 
  4. Por fim, necessita-se configurar as condicionais de redirecionamento.
    1. Atribua um nome para a regra
    2. Adicione uma condição. Ela deve seguir o padrão de:
      1. De: sistemas@atendimento.sac.energisa.com.br , sistemas@servico.sac.energisa.com.br e sistemas@sac.energisa.com.br (Energisa costuma utilizar qualquer um desses e-mails para enviar o código de acesso)
      2. Para o e-mail cadastrado de vocês (trouxe um exemplo como faturas@empresa.com.br).
    3. A ação deve ser: 
      1. Redirecionar para → e-mail da CUBi fornecido pelo Suporte ou Analista Comercial (exemplo: mfaempresa@cubienergia.com)A aba de “Regras possui 3 etapas:
  5. Finalize salvando a nova regra. 
  6. Agora vamos para o cadastro da coleta automatizada no KiP (plataforma CUBi): Após finalizado e validado o redirecionamento do e-mail da Energisa para CUBi, é possível realizar o cadastro da UC na plataforma da CUBi para ativar o robô de coleta.
    1. No campo de E-mail, adicione o e-mail que está na listagem da Energisa (no exemplo, faturas@empresa.com.br)

    2. No campo de E-mail de redirecionamento, adicione o e-mail fornecido pela CUBi (mfaempresa@cubienergia.com)

  7. Pronto, cadastro realizado!

Este é apenas um exemplo de como implementar regra de encaminhamento por e-mail. Existem diversas outras, utilize a que mais se adequar ao seu perfil de uso. 

Alguns e-mails possuem limitação de encaminhamento por bloqueio do TI. Caso aconteça, sinalize sua equipe de TI e peça a liberação desse encaminhamento. 

Não encontrou o que procurava?

Volte para a página inicial e procure pela palavra chave ou entre em contato conosco pelo suporte@cubienergia.com!